domingo, 30 de agosto de 2009

Os Lobbies


Os costumes de hoje em dia nos conduzem à uma cultura vazia e totalmente inconseqüente. Temos a valorização do eu, sempre passando por cima de coisas mais relevantes, como o coletivo e o bem-estar da sociedade em geral. A cultura individual, dos gastos, das festas, drogas e badalações, só esboça um outro viés, quando beneficia grupos interessados em recriar uma outra situação para a nossa existência.



Ao demonstrar ser contra os vilipêndios que transformam nosso modo de ser em algo quase alienígena, enxergamos os atuais “mecanismos de controle” se voltando contra nós. É quase usual a TV e as revistas nos bombardeando com a vida dos chiques e famosos, a naturalidade da vida gay e todo esse falso glamour, que muitos passam a ambicionar.



Por outro lado, ninguém pode questionar isso, ou demonstrar orgulho por viver de uma forma diferente, correndo o risco de ser criticado pela sociedade ou até de ser preso. Qualquer tipo de comportamento contrário, torna-se preconceito, a pessoa torna-se intolerante por querer viver diante de valores que são seculares. Mas parece que a força da novidade é mais forte.



Assistindo á tudo isso, só posso entender quer a subversão da nossa sociedade caminha em passos largos. A ostentação é o caminho, se é financeiramente abastado, vá em frente, se não é faça tudo para ser. Neste caminho do vale tudo, passe por cima de todos, onde se cria uma divisão de classes, em detrimento do interesse maior da sociedade, da nação.



Conhecemos o fim da história.

Um comentário:

  1. Bom, em primeiro lugar eu não acho que é bem exatamente ou necessariamente o costume dos dias atuais que nos leva a uma cultura vazia com a valorização do eu. Sinto te dizer Rafa, mas isso não é de hoje.

    Uma das coisas que me fazem gostar muito do Iluminismo (apesar de ser muitas vezes contra a religião em sua análise revelatória) é a busca pelo conhecimento do homem em sociedade.
    As concepções sobre a natureza do homem sempre foram as piores possíveis onde humanistas augustinianos (agostiniano) tinham idéias pessimistas em relação ao homem, onde as análises sempre mostram o homem como individualista e inclinado ao vício.

    Bom, eu vejo as vidas formatadas, as pessoas formatadas por algo que foi lançado na mídia, mas eu hoje em dia relaxo mais nesse sentido pois SEI que é opcional. Eu por exemplo uso o cabelo escovado pq a maioria das mulheres hoje em dia realemnte usam os artifícios para tal coisa, mas é opcional.
    Sabe Rafa, para eu alcançar determinadas vitórias eu não preciso ter o cabelo escovado, mas esse tipo de coisa FAZ PARTE.
    O pobre hoje em dia deixa de comprar 1kg de carne para poder juntar dinheiro e comprar o celular com rádio, câmera e MP3. Ele faz isso porque a sociedade "impõe" isso a ele dizendo nas entrelinhas que se ele não tiver o celular da "onda" ele será discriminado. Nesse caso é necessário "sapiência" (hahahaha) para saber que nem tudo o que lhe é imposto é de caráter válido.
    Entende pq eu relaxei, quento esse seu "grilo"? Poque eu sei do que EU preciso, as outras pessoas também precisam saber, mas estão perdidas seguindo os outros, sem ter idéia do que acontece nos bastidores.

    A sua aflição em relação ao coletivo não vai passar tão cedo sabe pq? Dia 14/09 terá estéia de mais uma novela de Manoel Carlos onde todos são felizes e moram no Leblon e claro, com certeza deve ter um casal homosexual, afinal, ser gay é ser chique. hahahahaha.

    Bjus =)

    ResponderExcluir