segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Batismo de Fogo


A experiência em uma determinada área e conhecimentos específicos têm inúmeras vantagens. O profissional sabe onde pisa, há uma relação de confiança entre aqueles que se valem de tal serviço(clientes), todos os “atalhos” da profissão são conhecidos. Além disso, a segurança de quem “entende do riscado” passa aos subordinados e parceiros maior tranquilidade, a pressão passa a ser utilizada de forma positiva.



Ela faz com que a busca seja por superar cada vez mais os sucessos anteriores. Porém, essa experiência quase sempre se torna dificuldade, quando o profisional se vê atuando em uma área na qual não teve experiência anterior. Principalmente, se acumulou sucessos e foi promovido, alcançando assim status diferenciado. A pressão parece subir, à medida que resultados imediatos se fazem necessários, para que a antiga confiança retorne. Equipe nova, pessoas novas para lidar e falta de familiaridade Ao mesmo tempo, conhecimento leva tempo, e prática consiste em diversas tentativas que podem dar certo ou não.



É claro que quando as mudanças ocorrem de forma gradativa, é melhor para todos. Há tempo para preparação, estudo e capacitação na nova área em que se vai atuar. Porém, com o movimento constante do mercado e a necessidade de capital humano, muitas vezes essa etapa é deixada de lado. E como você pode se inserir neste processo, sem que tudo ao seu redor desmorone? Como fazer um sucesso que foi construído em anos, se repetir em um prazo menor?



Primeiro é o poder de decisão. Se este é o caminho em que está, fatores o levaram á tal, então há uma motivação. Este algo que impulsiona, é o que influenciará para que mantenha o caminho com as coisas dando certo ou não. Segundo, está na busca de conhecimento e feedback. Richard Bandler, um dos criadores da PNL já dizia: “feedback é o café da manhã dos campeões”. Para dominar o máximo de conceitos em prazo menor é um trabalho não só de pesquisa, mas também de relações humanas. Sempre haverá aquela pessoa mais predisposta à compartilhar, e é seu trabalho detectá-la.



O importante é não esquecer que quem chegou uma vez jamais esquece o caminho, como aprender a andar de bicicleta, ainda se lembra? Claro! E foi o que fez o Donald Trump se recuperar, após perder tudo. Aliás, não só se recuperou, como faturou ainda mais do que tinha, quando se considerava rico. Do lado esportivo, foi o que fez Ronaldo, o fenômeno, sair de uma grave contusão no joelho para brilhar na Copa do Mundo de 2002.



Como dizem, o sucesso deixa rastros, inclusive os seus. E para finalizar: faça dessa experiência, algo renovador. Rejuvenesça profissionalmente, faça com alegria e prazer. Tenha sensibilidade para entender o que não dá mais certo, mantenha suas melhores características. Porque se nada se cria, ao menos pode ser revigorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário