quarta-feira, 22 de julho de 2009

Profissão Repórter: Um Saco


Na tentativa de inovar, a TV Globo transformou o que era um quadro do Fantástico em programa semanal, passando às terças-feiras. O Propósito aparentemente é nobre: colocar os bastidores de uma reportagem ao alcance de todos, já que o público comum não tem acesso ao trabalho de se definir uma pauta, apurar, selecionar fontes e, finalmente executar esse trabalho, tão fundamental para toda a sociedade.






Porém, para quem vê o programa não é o que acontece. Os temas são clichês, os repórteres são novatos e nada do que seria importante mostrar é exibido. Dá a clara sensação que o programa é voltado para aqueles que visam cursar jornalismo ou para quem é iniciante na profissão. Tudo o que aparece no programa são entrevistas e uma ou outra conversa de Caco com os aspirantes. Não sei de quem foi a idéia, mas é chato ver uma pessoa que tem tanto para passar sendo tão mal aproveitada.






Drogas em SP. Crianças em Perigo. Busca do Emprego. Destes temas clichês tratados, talvez o mais atratente seja aquele que abordou os concursos de beleza, com o inusitado concurso das Garotas da Lage. Chamou mais a atenção pelas emoções e o desenvolvimento dos personagens, nocaso as pessoas que buscam vencer tais disputas, do que pelos tais "bastidores da notícia".



Profissão Repórter não traz o que promete, é um programa jornalístico com jovens repórteres, com a gestão de um jornalista rodado e nada mais. Não há discussões de pauta, venda da pauta nem o belo trabalho de apuração que o jornalista deve fazer. Espero sinceramente que o programa ingresse nesta ótica, ou está fadado a acabar.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário